Skip to content

Materiais Montessorianos: material ao alcance de todos

Os materiais pedagógicos e educativos do Método criado por Maria Montessori tem como sua principal característica, ser barato e acessível a maioria das pessoas. Porém, a função é desenvolver e ensinar na forma de brinquedo para aumentar o interesse da criança.

Há todos os tipos de produtos que você possa imaginar e o melhor, serve todos os bolsos, para todas as classes sociais, o que diferencia de outros métodos ou sistemas educacionais, é que são muito fáceis de fabricar, não são complexos e a durabilidade é incrível.

materiais montessorianos alfabeto movel

O principal propósito destes produtos é facilitar o sistema de aprendizagem da criança. Com eles, a criança não irá fazer distinção entre brincar e aprender, uma vez que para elas, estão simplesmente brincando.

As tarefas, brincadeiras e atividades (tanto na escola como em casa) baseadas neste método de aprendizagem são bem interessantes e atrativas para os pequenos. Por conta disso, são grandes auxiliares no desenvolvimento em geral.

Materiais Montessori para Matemática

Os resultados que obtemos dos nossos filhos contrastam estranhamente com o fato de a matemática ser mais um castigo do que um prazer no programa escolar.

Maria Montessori

O material didático e de ensino da matemática é muito acessível, pois pode ser feito com um conhecimento mínimo de faça você mesmo ou de carpintaria.

Mas se você não tem, ou acha que não possui habilidade para fazer isso, há muitas lojas de brinquedos, livrarias, bazares e até mesmo os famosos 1,99 que possuem materiais que servem para auxiliar no método Montessori. Basta procurar com calma que você irá encontrar muita coisa, por preços bem baratos.

Principais materiais para o Método Montessori

Entre os principais materiais matemáticos básicos desenvolvidos pelo método Montessori podemos destacar:

  • Placa ou tabela (de adição, subtração, multiplicação e divisão)
  • Pérolas
  • Barras numéricas grandes
  • Números de lixa
  • Caixa de fusos para contagem
  • Números e contadores
  • Escada de pérolas
  • Cabide de Pérolas
  • Tabela de 100 números
  • Pequenas barras numéricas
  • Jogo da Serpente (adição e subtracção)
  • Jogos bancários (adição, subtracção, multiplicação e divisão)
  • Tabelas de trabalho das 4 operações básicas
  • Tapete

Materiais Montessori para linguagem e alfabetização

Com o material disponibilizado pelo método Montessori para leitura e escrita, ocorre mais ou menos a mesma coisa que no caso da matemática. Lembremo-nos de que em muitas escolas de hoje se pedem livros e mais livros para crianças, mesmo para crianças pequenas, que são dignas de uma fortuna cada um deles.

Isso acontece muito porque existe, digamos, uma espécie de “monopólio do ensino” que, durante muitos anos, o ministério da educação possui com editoras e fabricantes de livros. Hoje em dia, além disso, já começam com crianças de 6, 7, 8 anos de idade, a exigir que utilizem ou comprem computadores e tablets para auxiliar no ensino. Um absurdo completo.

Para contrariar tudo isso, de que para ter uma boa educação é preciso pagar sempre muito caro, o método Montessori é a prova de que aprender a ler e escrever não requer grandes investimentos, nem gastar fortunas. No que diz respeito ao material básico de leitura e escrita que podemos ter em casa, o seguinte material listado abaixo:

Alfabeto móvel Montessori

O alfabeto móvel Montessori é feito 100% de madeira e, mesmo que, hoje em dia, possa ser encontrado de outros materiais, como o plástico, é o mais recomendado e durável é o clássico de madeira. Com este material, as crianças podem ir formando palavras brincando. Eles existem em letras vinculadas (como no vídeo abaixo) ou em letras tipo “stick”.

Livros infantis divertidos

Os livros infantis são também um material ideal de leitura e escrita, e muito acessível, já que existem estão disponível para compra nas mais diversas livrarias.

No início da vida da criança, a relação com as palavras está mais relacionada com as imagens. Mas pouco a pouco, e à medida que são introduzidas no mundo das letras e seus respectivos sons, as crianças se interessam em ir aprendendo a ler sozinhas.

Gaveta ou caixa de palavras

As gavetas ou caixas de palavras são excelentes recursos para promover a leitura e a escrita através do conhecimento das letras. Eles podem ser facilmente feitas com caixas para separar parafusos, porcas, etc. Portanto, eles podem ser encontrados em qualquer bazar ou loja de ferragens.

Uma letra do alfabeto é colocada em cada gaveta, em forma descendente, tanto em letras maiúsculas como em letras minúsculas, e no interior são colocados pequenos objetos (que podem ser coisas da casa, brinquedos pequenos, coisas que nos dão, etc.): por exemplo no P podemos colocar um pato de borracha, no L uma chave e no R um relógio que não funciona.

Vídeos com materiais DIY montessorianos

Nos vídeos seguintes, podemos ver exemplos mais interessantes e criativos de materiais que você pode criar. Verá que os limites são estabelecidos pela imaginação e não pelo bolso.

Os produtos e materiais mais básicos e fundamentais são muito simples de obter ou fazer. Mesmo listando e falando sobre uma boa quantidade destes produtos de educação Montessori para todos os usos em um único post, e para ajudar aqueles que estão começando a estudar toda a metodologia Montessoriana, Vou deixar abaixo alguns links para você aprender mais:

Como montar um painel Montessoriano

A ideia desse painel é desenvolver todos os sentidos da criança, principalmente visão, tátil e audição. Para criar, são dispostos em um painel diversos elementos que fazem barulho e possuem toques diferenciados para auxiliar no desenvolvimento da criança.

Tapete Sensorial DIY

3 atividades sensoriais para bebês