Skip to content

Quem foi Maria Montessori e porque este método tem o nome dela?

Maria Montessori nasceu em Ancona, na cidade de Charvalle, no longínquo ano de 1870, está é uma região italiana banhada pelo Mar Adriático. Ela veio a falecer em 1952, aos 82 anos de idade.

Maria Montessori

Maria nasceu numa família progressista, cursou e estudou matemática, engenharia e ciências naturais numa época em que as mulheres ainda não estavam muito envolvidas no ensino superior, eram poucas que conseguiam chegar até lá.

O início da carreira brilhante de Montessori

Montessori, acabou mudando de carreira e tornou-se a primeira mulher médica da história da Itália. Por isso não surpreende, que uma mulher tão notável tenha sido tão visionária em várias áreas em que se propôs a estudar.

Sendo médica, começou a trabalhar com crianças portadoras de deficiência, desenvolvendo uma metodologia de educação e aprendizagem onde conseguiu demonstrar que elas eram totalmente capazes de ir muito além do que antes era considerado possível. Montessori também criou materiais didáticos especiais para auxiliar e para seguir um currículo e integrar-se à escolas públicas.

As primeiras experiências tiveram resultados tão impressionantes que Maria Montessori foi incentivada por várias pessoas a dar continuidade ao seu trabalho e estudo numa base muito mais ampla. Seu foco principal era mostrar que se as crianças especiais que vinha ensinando, onde aprenderam com materiais cuidadosamente estruturados e pensados para elas, pudessem chegar num nível próximo à média do país, outras meninas e meninos estudando e aprendendo com o mesmo material conseguiriam atingir um nível de escolaridade igual ou até maior.

No entanto, nem mesmo ela não sonhou que suas teorias resultariam na descoberta de um poder de aprendizagem quase ilimitado dentro das crianças.

O maravilhoso método de ensino Montessori

No ano de 1907, inaugurou a sua primeira escola em Roma. Foi então que, motivada pelos seus resultados, começou a compartilhar as suas ideias e descobertas com outros professores, pedagogos, amigos, e outros. Começou também a publicar livros e a dar palestras em outras escolas e universidades. Desta forma nasceu o maravilhoso método de ensino Montessori.

Em breve, seriam criadas escolas e grupos que falavam e disseminavam as descobertas e práticas, primeiramente foi nos Estados Unidos, pouco tempo depois a metodologia foi parar em outros países espalhados pelo mundo.

Maria Montessori, nos deixou não apenas um incrível e poderoso legado, mas uma filosofia de vida completa, um método educativo e pedagógico único, materiais didáticos e um sistema de formação por capaz de formar mestres e professores que proporcionam as crianças a melhor base possível para a vida.

O Legado

O princípio essencial do legado Montessoriano de ensino e aprendizagem é criar e educar crianças melhores e mais completas que possam tornar-se adultos, homens e mulheres, capazes de construir um mundo melhor.