Skip to content

Ideias de decoração para quarto montessoriano

Como você sabe, o método montessoriano consiste em diversas etapas para melhorar o desenvolvimento e a autonomia da criança. Com a decoração e montagem do quarto montessori não é diferente.

É necessário pensar nos mais diversos elementos, que envolvem, não só a cama, como o local de estudo, local de brincar, de ler, e tudo mais.

Como projetar o quarto montessori?

A função mais importante para projetar o quarto é deixar as coisas da criança ou do bebê com facilidade de acesso. Veja abaixo alguns itens que devem ser pensados na hora de decorar e escolher os móveis do quartinho do seu filho:

  • CAMA: A cama precisa ser baixa, para que facilite que a criança suba ou desça dela sem perigo de se machucar, e possa fazer isso com autonomia;
  • LIVROS E BRINQUEDOS: Opte por deixar os livros e brinquedos em estantes e prateleiras baixas, ou baús para que possam estar ao alcance da criança;
  • MATERIAIS MONTESSORI: Ter alguns brinquedos montessorianos, e materiais como a caixa de luz, painel ou tapete tátil entre outros são alguns dos elementos que vão ajudar no desenvolvimento;
  • MÓVEIS NA ALTURA DA CRIANÇA: Além de prateleiras e estantes, mesas e cadeiras devem ser de acordo com a idade do usuário. Por isso, no caso de crianças pequenas, opte por colocar cadeiras e mesas infantis para ela desenhar, brincar ou escrever quando desejar;
  • EVITE EXCESSO DE INFORMAÇÕES: Informações em demasia e decoração exagerada não fazem parte do método montessoriano. O visual deve ser limpo, com poucos elementos para não sobrecarregar e não tirar a atenção do que importa;
  • SEGURANÇA: Segurança é fundamental! Como tudo deve estar ao acesso da criança, precisa evitar que ela se machuque com cantos, coisas caindo sobre ela, tomadas aparentes e etc.

20 ideias de decoração para quarto no Método Montessori

Agora que você já sabe quais os cuidados na hora de projetar o dormitório, veja abaixo 20 imagens com ideias de quartos decorados, utilizando o método Montessori.

Quando falamos de quarto com decoração montessoriana, a primeira coisa que lembramos é sobre a cama. Portanto, nesse primeiro projeto vemos a cama baixa, em formato casinha. Além disso, é possível ver que o trocador possui nichos abertos para os brinquedos da criança ficarem acessíveis para ela e o espelho na lateral da cama. Elemento esse, muito importante para autodescobertas.

Já nesse outro dormitório, além da cama em formato de casinha (que pode ser encontrada aqui na cor branca), é possível ver um grande tapete para deixar a criança brincar livremente, mesas e nichos baixos, além do espelho ao lado da cama.

Projeto da doob arquitetura

Esse outro dormitório é super divertido, tem uma cama estilo cabana com luminária de bolinhas e para dar livre acesso a livros e brinquedos, foi colocada uma estante ao lado da cadeira com muitos nichos.

Fonte Ana Yoshida

Embora tenha uma decoração que foi pensada, aqui a praticidade é o foco do dormitório que possui cama, mesa, prateleiras, lousa e brinquedos baixos para o livre acesso dos pequenos.

Amo a decoração desse dormitório, com tema de viagem, aviões, balões. A cama casinha foi feita de madeira, com um painel muito lúdico com o mapa mundi. Tudo em tons de cinza, madeira, verde, amarelo e branco.

Aqui temos uma decoração super fácil de fazer, além da cama casinha baixa, temos uma cabana no canto do quarto, nichos coloridos, tapete estampado e muitos adesivos de estrela na parede. Também é possivel substituir adesivos por papel de parede.

    Projeto Andrea Bento

Quem quer uma decoração delicada, também pode usar o estilo montessoriano. Aqui nesse dormitório, tudo é clean, em tons de madeira clara, acrílico, branco e cinza claro.

Quem gosta de uma decoração com tons claros, mas lúdica, pode apostar numa decoração como essa abaixo, com vários trabalhos artesanais, adesivos de estrela, cabana, decoração de aves e uma luminária de coelho super fofa. A cama em formato de casinha recebeu um voil para trazer mais delicadeza e aconchego ao ambiente.

Embora a decoração abaixo seja com tons mais escuros, ela também possui detalhes delicados e modernos. As cores azul acinzentado, branco e cinza foram utilizadas em basicamente todo o quarto que possui a base nos tons mais escuros, e muitos detalhes em branco, como você pode ver nas roupas de cama, cesto de brinquedos, nuvens, a luminária de coelho e o próprio móvel de cabeceira.

    Projeto Ana Branco
   Morar Mais Por Menos Goiânia 2017

Para quem quer uma decoração fácil e barata, pode optar por usar stencils na parede (como esse abaixo em formato de lua e de estrelas) e pintar o restante, fazendo a casinha na parede ao inves de comprar uma cama com esse formato. Aqui, os colchões foram colocados direto no chão. Porém, se atente ao fato de que o piso escolhido é carpete! Por isso opte por carpete ou piso amadeirado, evitando sempre o porcelanato, caso queira colocar os colchões direto no chão.

Paula Castells