Skip to content

Cama Montessori: Como fazer e onde comprar

Os berços de bebê convencionais são altos e possuem grades, o que remete muito a uma gaiolinha, onde a criança fica presa e não tem autonomia para descer quando desejar. Já as camas Montessori são completamente diferentes disso, elas são rentes ao chão e auxiliam no desenvolvimento da criança.

As camas devem sim proporcionar segurança e confiança, mas da forma com que as camas Montessori são desenvolvidas, elas também auxiliam na autonomia e independência da criança.

A principal diferença entre uma cama normal e as camas Montessori é que estas últimas estão ao nível do solo e fazem parte dos elementos para criar um ambiente preparado para a aprendizagem constante, que no método Montessori é chamado de vida prática.

As camas de chão para crianças pequenas ajudam a aumentar a segurança, uma vez que o risco de queda é mínimo. Apesar de estarem rentes ao chão, alguns modelos de cama possuem uma lateral baixa e segura para que o bebê não caia para fora da cama ou se machuque.

Como é a estrutura da cama Montessoriana?

A estrutura da cama Montessori é bem simples. A base fica rente ao chão para que a criança tenha a liberdade necessária para ir e vir, porém nem sempre ela precisa ser toda aberta. É possível colocar uma proteção para que ela não caia da cama e se sinta segura, e então deixar apenas uma parte aberta para o acesso.

Existem diversos modelos de cama que podem ser usadas, algumas fechadas em cima como uma casinha, outras toda aberta, ou em formato de cabana e etc. O mais importante é a ideia da independência, deixando assim a cama baixa.

Quando usar uma cama nivelada com o chão?

O berço é um local seguro até uma certa idade do bebê. Com aproximadamente 1 ano e meio ele já tenta sair do berço, o que pode se tornar muito perigoso, levando até a uma queda.

Por isso, se o bebê já está engatinhando, ele já pode ter a própria cama. Isto contribuirá para a sua autonomia e independência desde a mais tenra idade. Estando a uma altura baixa, a cama Montessori promove a sua sensação de segurança e ajudará a sua aprendizagem.

Porém, também é possível usar a cama montessori desde o nascimento do bebê, basta escolher modelos que tenham proteção nas laterais.

Não estando trancado num berço ou limitado pela distância do chão, a sua necessidade de exploração na estrutura segura da divisão não será obstruída.

Além disso, lembre-se que apesar da criança ter livre acesso, ela precisa ter regras e horários para dormir. Assim, quando chegar a hora, precisa ter o hábito de deitar na cama e dormir.

Outra questão importante é que o quarto é Montessori, porém o restante da casa normalmente não é. Por isso é importante delimitar o acesso as outras peças da casa para que não seja perigoso a criança andar por ai sem supervisão.

10 modelos de cama Montessoriana e onde comprar?

Atualmente além dos mais diversos modelos de cama Montessori, elas estão disponíveis nas mais diversas lojas e com os preços mais variados possíveis. Portanto separamos 10 modelos que estão com ótimos preços e belos designs para o quarto do seu filho(a).

cama montessori infantil verde
cama montessori branca formato casinha
mini cama montessoriano tenda de indio
cama montessoriana com grade protetora
cama cabana e tenda montessoriana madeira

Como fazer uma cama Montessori em casa?

É possível fazer uma cama Montessori ou uma cama nivelada com o chão, ou modificar uma estrutura convencional e transformá-la em uma cama Montessori.

Por isso, aproveite que agora vamos deixar abaixo dois vídeo tutoriais para você fazer uma cama casinha Montessori passo a passo em casa sem gastar muito:

Aprenda a fazer uma cama montessori mostrada no programa “É de Casa”

Cama Casinha Montessoriana passo a passo, montando o quarto dos sonhos