Skip to content

O que são as bandejas Montessori de experimentação

Uma das ideias mais interessantes e úteis que podemos usar diariamente em casa são o uso de bandejas Montessori, sim! Essas de Madeira mesmo! No Método Montessoriano há muitas propostas interessantes e inovadoras para usar todos os dias e que são simples e muito fáceis de conseguir, além de não gastar muito dinheiro.

Bandeja Montessori

As bandejas Montessori, não são bandejas diferenciadas, se você tinha pensado nisso, mas são simplesmente de madeira e bem comuns, como as que você pode encontrar em qualquer loja que venda produtos para casa na sua cidade como bazares, 1.99 e lojas especializadas em MDF.

Qual a utilidade das bandejas para o ensino Montessori em casa?

As bandejas limitam a área e o material que pode usar para realizar uma determinada tarefa. A criança sabe de antemão de que trata a atividade, como e quais os materiais serão usados e, portanto, saberá o que fazer para terminar a tarefa sem se distrair com o que esteja fora da bandeja.

Mantenha as bandejas nas prateleiras para que tudo fique organizado e, em cada uma delas pense em uma atividade e uma área. Elas são utilizados fora das prateleiras, sempre que possível sobre o tapete.

Ter bandejas para as atividades das crianças é fundamental em casa, principalmente para as pessoas que tem dúvidas do que fazer e como planejar atividades Montessori e aplicar essas ideias em casa sem muita complexidade.

Como usar bandejas Montessorianas facilita as atividades em casa

Usar bandejas de madeira na aplicação do método Montessoriano em sua casa facilita de muitas formas o aprendizado, e ajuda a criança a desenvolver:

  1. Ordem: As bandejas contêm o material certo e limitado e criam uma sensação de paz e tranquilidade. Isso ajuda a criança a ter mais concentração nas atividades. Do mesmo modo que um lugar favorece a concentração e a sensação de tranquilidade quando o espaço é claro e com os objetos no seu lugar correto.
  2. Autonomia: Nada nas bandejas é passível de quebra, dano ou perigo, o que dá para eles bastante confiança para auxiliá-los em sua independência. Você pode usar os materiais sem necessidade de ajudar os pequenos, ou com uma necessidade pontual em momentos concretos.
  3. Limites: Os limites estabelecidos pela atividade não são nenhum tipo de castigo, mas uma realidade que precisamos aprender e ensinar a ter. Temos de nos habituar aos limites para evitar a frustração e as bandejas estão aí para ajudar nestes ensinamentos e representam um limite fácil de impor e a criança aprende e se diverte ao mesmo tempo.

Por que usar bandejas para organizar e apresentar os materiais para a criança?

  • Porque as bandejas delimitam as atividade individualmente, uma por uma: Então, a criança não tem que pensar sobre quais materiais e objetos ela precisa para fazer uma determinada tarefa. Está tudo pronto para trabalhar, e mantendo-se focada.
  • Porque elas deixam tudo mais fácil para a criança, elas podem pegar e tirar materiais rapidamente.
  • Porque as bandejas auxiliam na criação de uma ordem objetiva no espaço e na cabeça da criança.
  • Concedem autonomia à criança para que tome decisões sobre quando, como e onde desenvolver uma determinada tarefa.