Skip to content

As áreas de aprendizagem do Método Montessori

O aprendizado através da metodologia Montessoriana é composto por 5 áreas principais. É o caso das escolas e jardins que optam por este formato de ensino, como também nos espaços das residencias, onde as famílias querem implementar o método em diversos momentos do dia-a-dia das crianças.

Áreas de Aprendizagem do método montessoriano

É interessante destacar neste momento que cada vez mais escolas e jardins de infância, estão planejando e adaptando seus ambientes e salas de forma semelhante a pedagogia Montessori, mesmo que não sejam, de fato, escolas exclusivamente “Montessori”. Isto se deve aos resultados da implementação desta metodologia baseada em áreas definidas e adaptadas para os pequenos aprenderem com mais facilidade.

Vida prática (ou real)

Esta área tem como objetivo a preparação das crianças para experiências da vida real. O objetivo é o desenvolvimento da autonomia, segurança, coordenação, autoconfiança, autodisciplina, consciência ambiental e independência. Isto engloba todas as atividades relacionadas ao controle dos movimentos e habilidades motoras refinadas, além da capacidade de concentração, muito importante no mundo atual onde nos distraímos com extrema facilidade.

Passando por tarefas como: varrer ou arrumar uma mesa e até transportar líquidos de uma vasilha para outra, passar por diversos tipos de atividades que se referem ao respeito diário, além de atravessar uma linha ou de colocar bolas em um buraco, como uma espécie de goleira.

Estas são algumas das atividades que vão ajudar muito a criança a ficar mais confiante nela mesma e nas suas próprias capacidades, São tarefas assim que irão beneficiar muito o seu crescimento como ser humano.

Sensorial

A área sensorial é direcionada para que a criança possa atingir o máximo de desenvolvimento das habilidades sensoriais naturais e próprias dos seres humanos. As atividades sensoriais visam que o olfato, a visão, o tato, a audição e o paladar sejam vivenciados de livremente e que por meio de jogos e experimentos sejam formadas percepções que nos auxilie a distinguir as coisas a partir de um sentido ou de outros.

Dicas de algumas atividades práticas e sensoriais:

Matemática

A área de matemática é voltada para o desenvolvimento de conhecimentos como numeração, contagem, quantidade, frações, adição, subtração, multiplicação, subtração e divisão. Esse trabalho é feito com diversos materiais, incluindo as famosas tábuas e barras, fusos, números de fixa e contadores, ou o curioso e famoso ábaco.

Linguagem, habilidades de leitura e escrita

Nesta área trabalhamos em todos os aspectos relacionados com as palavras, desde a fonética à elaboração de textos, passando pela gramática, pelo estudo de palavras e pela análise de frases. As crianças começam a distinguir as palavras e a competência da linguagem para comunicarem-se visualmente, mas não propriamente de forma gráfica. A acentuação, a poesia, a etimologia: qualquer coisa relacionada com as palavras pode ser trabalhada nesta disciplina.

Cultura

Nesta parte do conhecimento, reservada a cultura geral, é dedicada à vários assuntos como: a geografia e o aprendizado de novas línguas, ciências, botânica e zoologia, além da arte e conceitos da música.

Como você pode notar, é uma área muito grande e cheia de oportunidades para abranger os conhecimentos de meninos e meninas. A cultura se sobrepõe (as vezes) a algumas das outras áreas de aprendizagem, pois, para o total entendimento de diversos assuntos é necessário também aprender alguns conceitos: para entender outras línguas devemos compreender a linguagem, para aprender música temos de prestar atenção à matemática e ao desenvolvimento do ouvido, e assim por diante.

No método Montessoriano, é dedicada uma atenção maior a esta maneira de aprendizagem por áreas. O método pode ser aplicado perfeitamente em casa, embora certamente poucas pessoas terão tanto espaço para implementar toda a metodologia.

Como fazer um Cantinho Montessori em casa?

Deixo abaixo um vídeo que ensina a criar um cantinho Montessori na sua casa, que não ocupe muito espaço, vale a pena assistir, se você estava buscando ideias para montar algo sobre o método em casa mas não tinha noção por onde começar: