Skip to content

Alfabeto ou abecedário Montessori

O alfabeto Montessori, também conhecido como abecedário móvel Montessoriano, é constituído geralmente por letras de madeira, onde as vogais são na cor azul e as consoantes na cor vermelha.

O que é o alfabeto móvel Montessori?

O alfabeto Montessoriano, é uma caixa contendo o abecedário completo, é composto de vogais (azul) e consoantes (vermelho). A caixa é disposta de modo que as palavras podem ser criadas, por isso, tanto as letras consoantes como as vogais se repetem mais de uma vez. Normalmente podemos encontrar 10 vogais e 20 consoantes, mas tudo dependerá do fabricante da caixa e se o alfabeto móvel é maior ou menor. Se você fizer o seu em casa, pode determinar a quantidade de letras a serem criadas.

Alfabeto Móvel Montessori Degrau

Há diversos modelos de alfabetos móveis que você pode comprar com estas cores (vermelho e azul). Na maioria das vezes são de madeira e você pode comprar prontos com os mais diversos preços. Outra ideia é você mesmo criar o alfabeto móvel em casa, simplesmente comprando as letras em cor de madeira, e comprar uma tinta que não seja tóxica e pintá-las.

Como usar o alfabeto Montessori em casa

As opções para usar o alfabeto móvel Montessori são infinitas, as letras servem tanto para atividades didáticas quanto lúdicas, assim como são a maioria dos brinquedos e materiais do método Montessoriano.

O abecedário móvel é uma das mais incríveis e bem elaboradas ferramentas criadas para a alfabetização de crianças, é usado até para alfabetização de idosos que não sabem escrever e ler.

Algumas formas de usar as letras do alfabeto móvel Montessori em casa ou na escola:

  1. Usando o Método Montessori, as letras são ensinadas não pelo nome, mas sim pelo som. Então, uma boa forma de fazê-lo com o alfabeto móvel é construir uma palavra e pronunciar cada uma das letras que a formam, letra por letra, porém não com o som: por exemplo, formamos a palavra mar e dizemos assim: mmmmm, aaaaaa, rrrrrrrr, prolongando cada uma das letras, emitindo claramente o som de cada letra.
  2. Um outra forma é construir a palavra som por som, questionando o menino ou menina que som vem em seguida em cada caso. Como por exemplo, de novo com o vocábulo mar: Falamos: “como é que começa a palavra?” Se a criança não disser nada, começamos, “mmmmm”, e assim por diante. Com o passar do tempo, será a própria criança, mais facilmente, que pronunciará os sons corretos.
  3. Se o/a filho/a já souber ler ou escrever (o que habitualmente é mais fácil de aprender do que de ler), permitimos-lhe que faça uma palavra e não pedimos que a leia, pois como foi dito é mais difícil, a menos que essa necessidade nasça dele ou dela. A forma mais adequada de usar o alfabeto móvel é no tapete, com as letras na sua caixa e as levamos pra onde queremos usá-las.

Mesmo que estas ideias sirvam para usar o alfabeto móvel em sua própria casa, elas também podem ser realizadas como tarefas para aplicar o método do alfabeto no ensino primário ou pré-escolar (3 a 6 anos).

Alfabeto móvel DIY

Para fazer do zero um abecedário móvel DIY temos duas opções para você escolher: A primeira maneira é a que escrevemos anteriormente, comprando em lojas as letras e pintamos nós mesmos. Vamos por a mão na massa? Para isso, vamos precisar de:

  • Letras de madeira na cor natural, que não estejam pintadas, caso só encontre elas pintadas, escolha as de cores claras ou branco. Os produtos podem ser comprados em lojas, alguns bazares ou 1,99, em lojas de brinquedos especializadas em madeira, ou na Internet, onde eles são geralmente mais baratos (como neste link ou este).

A segunda forma de fazer, fica, digamos que, menos bonito, mas com certeza é mais acessível, é fazer o seu próprio alfabeto móvel Montessori, cortando no melhor estilo DIY, fazendo as letras com EVA ou cartolina (papelão) grosso. Neste último caso, fazer com cartolina fica bem menos resistente, mas também muito mais barato para o seu bolso.

Alfabeto móvel Montessori para baixar e imprimir (DIY)

Deixamos aqui para você baixar em PDF um modelo do alfabeto móvel Montessori para imprimir, neste link aqui.

Outra opção seria simplesmente imprimir as letras em cores, neste caso, azul para as vogais e vermelha para as consoantes, para manter a ideia central desta atividade educativa. Para baixar as letras do abecedário móvel Montessoriano coloridas, clique neste link.

Vantagens de utilizar o abcdário móvel Montessori

Ao contrário de outras formas de aprender a ler e escrever, o abcdário móvel nos dá algumas boas vantagens sobre as formas de trabalho tradicionais:

  • Diferente das formas tradicionais de ensino, como, por exemplo, escrever com giz num quadro negro, com as letras do alfabeto móvel poderemos desmontar as palavras depois de feitas.
  • São táteis, por isso a experiência com a atividade é muito mais ampla. Isto quer dizer que ao exercitar os diferentes sentidos na criança, como o toque, visão e a audição, enriquecemos ainda mais a experiência de aprendizagem.
  • Usa-se a separação entre vogais e consoantes em cores bem diferentes, para ajudar na identificação mais rápida dos tipos de sons.
  • O alfabeto móvel Montessoriano é uma grande forma da criança entrar no mundo das letras, palavras, e sons. Por isso, não se preocupe se não conseguir comprar um produto destes para o seu filho ou para a sua escola, lembre-se que você pode fazer todas as letras gastando bem menos, como demonstramos aqui.